O torcedor do Grêmio e dos demais clubes participantes do Gauchão podem ter de se acostumarem a acompanhar a competição de uma forma diferente a partir do ano que vem. De acordo com informação divulgada primeiramente pelo jornal Correio do Povo, a Rede Globo está trabalhando a possibilidade de não transmitir o torneio em 2026.
Por conta da mudança no calendário do futebol nacional, aplicada pela CBF, o Brasileirão terá início já em janeiro. Com isso, a relevância dos estaduais deve diminuir e consequentemente, gerar menos receita a todos os envolvidos. Inicialmente, a Globo comprou os direitos de transmissão do Gauchão até 2027, mas pode haver uma modificação importante.
Grêmio quer transmitir o Gauchão na Grêmio TV
De acordo com o jornalista Hiltor Mombach, a ideia do Grêmio é transmitir seus jogos no Gauchão do ano que vem através do seu canal oficial no Youtube, a “GrêmioTV”. Recentemente, o tricolor foi o primeiro clube do sul do Brasil a atingir a marca de 1 milhão de inscritos na plataforma.
A percepção do clube, internamente, é de que o potencial de receita é maior através deste tipo de transmissão do que em uma possível negociação com emissoras. Desde o início deste ano, houve um aumento importante no investimento na GrêmioTV e também na quantidade de transmissão dos jogos do time profissional e da base.
Em 2025, o Grêmio e o Internacional receberam, do Grupo Globo, a quantia de R$ 10 milhões para a transmissão dos seus jogos na TV aberta e também no Premiere. Por conta da tendência de não utilizar o time principal no torneio estadual, o valor deve ser menor oferecido pelos interessados.
Nos últimos anos, um movimento parecido foi feito pelo Flamengo para a transmissão dos seus jogos no Campeonato Carioca. Entretanto, após melhora nos valores oferecidos, o rubro-negro fechou acordos com a Band e com canais do Youtube, como o GOAT e a Cazé TV, por exemplo.