O Grêmio ainda terá de cumprir seu último desafio no ano de 2024. Entretanto, o planejamento do próximo ano já está sendo debatido internamente e a permanência do técnico Renato Portaluppi é o tema principal das conversas, principalmente pela corrente que defende a saída do treinador.
Ao mesmo tempo que grande parte dos colegas de gestão do presidente Alberto Guerra defendam a troca no comando técnico, o principal mandatário tricolor possui uma opinião diferente, entendendo que Renato pode ser o nome certo para comandar a equipe na próxima temporada. Por isso, os próximos dias serão marcados por reuniões no CT Luiz Carvalho e nos gabinetes da Arena.
Grêmio debateu 2025 com Renato, mesmo sem garantia de permanência
De acordo com informação divulgada primeiramente pelo jornalista Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha, a direção gremista e o Departamento de Futebol do clube já realizaram algumas conversas com Renato para abordar tópicos sobre o próximo ano, como a avaliação do trabalho e reforços, por exemplo. Estes diálogos permitiram que as partes entendessem os primeiros passos de 2025, caso a renovação de contrato se confirme.
Ao mesmo tempo, outros profissionais são analisados pelo clube. Entre os brasileiros, Tite é o nome que possui melhor aprovação, enquanto Hernán Crespo, Matias Almeyda e José Peseiro são os mais cogitados entre os estrangeiros.
Oficialmente, o clube alega que ainda não realizou contatos por outros treinadores e adota total silêncio sobre a situação de Renato até uma definição oficial. Renato, por sua vez, já declarou publicamente que a definição será rápida.
O vice-presidente de futebol, Antônio Brum, também pode deixar o Grêmio. Por questões familiares, o dirigente gremista analisa deixar o cargo. Esta será outra pauta das reuniões que prometem balançar o ambiente gremista.