Após não conseguir avançar na negociação com Caíque, o Grêmio mantém-se atento ao mercado em busca de um novo reforço para o meio-campo. A prioridade é encontrar um atleta com força física e boa estatura, características consideradas essenciais para garantir solidez defensiva e eficiência em disputas aéreas. Esse perfil também é valorizado pelo potencial de contribuir de maneira ofensiva em jogadas de bola parada. As informações são do site Globo Esporte.
Em entrevistas recentes, Mano Menezes detalhou sua visão para o setor:
“Penso que a composição (de meio-campo) precisa preencher as características de um a quatro. O ‘um’ é um jogador de característica defensiva forte para sustentar as bolas de disputa”, afirmou o treinador, reforçando a necessidade de um atleta que atue como ponto de equilíbrio entre defesa e meio-campo.
Caso um novo volante seja contratado, será o nono nome para a função desde o início da gestão do presidente Alberto Guerra em 2023. Até agora, chegaram ao clube Carballo e Pepê no ano passado, seguidos por Dodi, Du Queiroz e Edenilson em 2024. Nesta temporada, Camilo, Cuéllar e Alex Santana foram incorporados ao elenco, sendo Alex o reforço mais recente para o setor.
Entre as alternativas já disponíveis, Mano Menezes conta com Camilo, contratado neste ano e que participou de 18 das 34 partidas do time na temporada. O volante, de 1,76m, teve uma sequência de jogos sob o comando de Gustavo Quinteros, mas perdeu espaço com a mudança de treinador. A expectativa do jogador é de ganhar novas oportunidades no segundo semestre. Segundo informações apuradas, o Grêmio não chegou a avaliar sua saída para outros clubes, mesmo com o período de pouco aproveitamento.
Sem histórico de lesões no primeiro semestre, Camilo, que tem contrato até 2027, vê no clube gaúcho a chance de recomeçar a carreira. Revelado na Ponte Preta, o jogador foi negociado precocemente com o Lyon e, após passagens por Cuiabá, Molenbeek (Bélgica) e Rússia, busca se firmar no futebol brasileiro.
Além de Camilo, os volantes atualmente à disposição da comissão técnica são Cuéllar, Edenilson, Villasanti, Ronald e Zortéa, estes dois últimos promovidos das categorias de base. Já Carballo, que retorna de empréstimo do New York Red Bulls, tem apresentação marcada para o próximo sábado.