Emprestado pelo Grêmio ao New York Red Bulls, dos Estados Unidos, o volante Felipe Carballo pode estar de volta ao clube gaúcho já no mês de julho. O contrato de empréstimo com a equipe norte-americana vai até o final deste mês, e, até o momento, não há sinais de que o clube da MLS tenha interesse em exercer a opção de compra prevista em contrato.
Caso decidisse pela contratação em definitivo, o New York Red Bulls teria que pagar ao Grêmio a quantia de US$ 4,5 milhões – valor estipulado em cláusula contratual específica para garantir a permanência do volante uruguaio em solo americano. No entanto, segundo apurações, o clube não tem se movimentado nesse sentido, o que reforça a possibilidade de retorno do jogador ao futebol brasileiro.
Se a negociação realmente não avançar, a tendência é que Carballo retorne ao Grêmio já no início da próxima janela de transferências. De acordo com informações divulgadas por Gabardo, o técnico Mano Menezes vê com bons olhos a volta do volante, considerando-o um reforço de peso para a sequência da temporada. Internamente, o uruguaio é tratado como um nome importante para fortalecer o meio-campo da equipe.
Desde que chegou ao New York Red Bulls, na metade do ano passado, Carballo disputou 23 partidas e marcou dois gols. Recentemente, sofreu uma lesão e está em processo de recuperação, motivo pelo qual não vem atuando nas últimas semanas. Seu último jogo pela equipe americana foi no dia 17 de maio.
Vale destacar que o jogador tem 28 anos e ainda possui mais um ano e meio de contrato com o Grêmio, com vínculo válido até dezembro de 2026. Contratado junto ao Nacional, do Uruguai, por US$ 3 milhões, ele figura hoje como o oitavo jogador mais caro da história do clube gaúcho, reforçando o investimento que o Tricolor fez em sua chegada.
Com a possível volta de Carballo, o Grêmio pode ganhar um reforço já conhecido pela torcida e que tem potencial para se tornar peça-chave no esquema de Mano Menezes na reta final da temporada.