Entre partidas oficiais e os jogos de pré-temporada existe uma jogada que está chamando atenção e se tornando uma arma no time do técnico Renato Portaluppi.
A utilização dos laterais como elementos surpresas, principalmente no setor esquerdo, já criou 4 gols em 5 partidas, transformando a jogada em uma das principais alternativas de ataque do Tricolor.
"Temos a jogada, mas não vou falar. Tanto que ele (lateral esquerdo) chega toda hora. Quando eles avançam os companheiros sabem o que fazer. Por isso que se ataca com tranquilidade”, disse Renato, preferindo não detalhar sobre os segredos do time.
O fato é que, apesar da liberdade para os dois laterais, o lado esquerdo tem sido mais decisivo. Juninho Capixaba produziu, até agora, três gols juntando todas as atividades. Marcou duas vezes no Campeonato Gaúcho, nas duas vezes em que esteve em campo. No jogo preparativo da pré-temporada, anotou uma vez.
"Esse é o momento mais feliz da minha vida”, resumiu o lateral artilheiro.
Tamanha afetividade faz com que os torcedores nas redes sociais comecem a procurar um espaço para Capixaba no time titular. Enquanto Bruno Cortez dá sequência a pré-temporada da equipe principal, o jogador, que está emprestado pelo Corinthians, tem colocado uma dúvida na cabeça do treinador.
"Espero que continue assim! Eu sempre dou essa liberdade para os dois lados para tentarem entrar na diagonal. Ele (Juninho) tem essa característica, essa velocidade e tem aproveitado bem”, falou o treinador após o jogo contra o Aimoré.
Entretanto, na equipe principal, a jogada de flanco também tem dado resultados. Como os jogos treinos são com portões fechados, sem acesso da torcida, não é possível o conhecimento público do desenvolvimento da jogada, mas ela está funcionando. Contra o Cruzeiro-RS, no CT Luiz Carvalho, a vitória de 1 a 0 foi construída justamente pela infiltração de Bruno Cortez pelo flanco, buscando a profundidade, em jogada trabalhada com Everton que resultou no gol de Isaque.
"É uma jogada muito forte! O Cortez conta com a presença do Maicon. O Luan ou eu, qualquer um que estiver pelo lado, procuramos sempre essa passagem do Cortez, um jogador de muita força né?! Espero que possamos fazer mais isso para dar resultado dentro do campo", disse Everton.
Destaque até aqui, Juninho Capixaba tem colhido os frutos da estratégia gremista a ponto de ter a sua situação contratual revista pelo clube. O Grêmio estuda as alternativas para manter o lateral após o fim do período de empréstimo que encerra em maio. Enquanto isso, ele aproveita o momento e topa qualquer função para aparecer no time principal.
"Eu me sinto à vontade onde o Renato quiser me colocar. Ele é o treinador! Onde ele quiser me colocar, eu vou. O importante é o Grêmio", finalizou.










