Filipe Luís seguia caído no chão com dores no joelho quando Pepê estufou as redes do Flamengo, empatando para o Grêmio em 1×1 o duelo de ida pela semifinal da Libertadores. A bola, antes de ir para a goleira, passou por outros atletas gremistas, que deram sequência à jogada.
50[/bn]
O árbitro Nestor Pitana também mandou o jogo seguir, mas a situação foi bastante repercutida na zona mista pós-jogo. Everton Ribeiro, por exemplo, tinha a bola no momento da queda do companheiro, mas disse que não viu o colega ir ao solo.
Rodrigo Caio: “Eu acho que é difícil a gente falar, é o pensamento de cada um, a consciência de cada um. Um lance que poderia ter acontecido, o Everton ou alguém do Grêmio ter jogado a bola para fora. Mas vai da consciência de cada um”.
Filipe Luís: "Eu sou a favor do fair play, sempre que tem uma jogada desse jeito peço para devolver a bola. Eles escolheram não ter o fair play, fizeram o gol… É do futebol".
Jorge Jesus (técnico): “O gol do Grêmio aconteceu no momento que o Filipe Luís estava caído e eles não botaram a bola para fora. E acho que fizeram bem. Dentro de campo é competição, eles aproveitaram o momento. Nós faremos isso no futuro”.
5
O duelo de volta da semifinal ocorre no dia 23, no Maracanã.