Com a contratação do técnico português Luís Castro, o Grêmio definiu o planejamento para o início da temporada 2026. Em ano de Copa do Mundo, com calendário antecipado pela CBF, o Tricolor estreia no Campeonato Gaúcho no dia 11 de janeiro e deve utilizar jovens da base nas primeiras rodadas do estadual, enquanto o elenco principal se prepara para o início do Brasileirão, marcado para o dia 28.
No grupo que inicia a temporada, três jogadores já estão confirmados e vêm do Mundial Sub-17, disputado em novembro, no Catar. O meia-atacante Gabriel Mec, o volante Tiago e o zagueiro Luis Eduardo estarão à disposição de Luís Castro no começo do Gauchão, diante de Avenida, São José, São Luiz, Guarany e Inter.
Outros destaques da campanha do vice-campeonato no Brasileirão Sub-17 também devem receber oportunidades no time profissional e, por isso, não disputarão a Copinha. Segundo o comunicador César Cidade Dias, de GZH, o lateral-esquerdo Pedro Gabriel e o meio-campista João Borne devem iniciar a temporada 2026 entre os relacionados do Grêmio para o Campeonato Gaúcho.
O meia Riquelme, de 19 anos, que fez parte do elenco do ex-técnico Mano Menezes no segundo semestre e se recupera de lesão, é outro nome confirmado no novo trabalho. Assim como o centroavante Jardiel, que recebeu oportunidades nas últimas partidas da temporada.
Goleiro do Grêmio para o futuro
Titular da seleção brasileira Sub-17, o goleiro Gabriel Menegon, de 17 anos, também é outro atleta cotado para receber oportunidades no elenco profissional, apesar de estar em recuperação de lesão. O arqueiro sofreu um problema muscular na reta final da temporada e acabou fora da Copa do Mundo da categoria.











