Seguindo a onda das recuperações do departamento médico do Grêmio, Maicon deu um avanço importante para a retomada da sua titularidade. O capitão tricolor trabalhou com bola nesta quarta-feira e conseguiu concluir todas as atividades. O camisa 8 busca estar 100% para o jogo contra o Flamengo, no dia 2 de outubro, pela Copa Libertadores.
A lesão na panturrilha direita parece ter ficado no passado de Maicon. O volante já está há alguns dias fazendo exercícios físicos e o primeiro trabalho com bola foi um bom indicativo de que aos poucos poderá recuperar o seu espaço. O jogador será submetido a novos testes na quinta-feira e, apesar de ter retornado aos trabalhos normalmente, não é presença certa na delegação que viaja para São Paulo, no final de semana, para encarar o Santos.
A tendência é que contra o peixe, Michel seja mantido no time para quê a plena recuperação de Maicon possa ser feita da forma adequada. O histórico do atleta exige atenção e a comissão técnica deseja tê-lo em boas condições nos jogos decisivos da Libertadores. Até lá, os cuidados serão redobrados para que atrapalhe a evolução física do titular de Renato.
Maicon realizou nesta temporada 29 jogos, marcando um gol. A última partida foi contra o Palmeiras, em São Paulo, no dia 27 de agosto. Aos 34 anos, é um dos principais líderes do vestiário. Apesar de ser o capitão do time, não tem ostentado a braçadeira os jogos por entender que vinha sendo perseguido pela arbitragem devido a sua postura com juízes nos últimos anos. A "folga" da capitania foi aceita pelo treinador e Pedro Geromel assumiu o posto.