Maicon jogou no São Paulo entre as temporadas de 2012 e 2015. Sempre foi contestado pela torcida da equipe paulista desde sua chegada.
Em meio a temporada de 2015, chegou para o Grêmio por empréstimo e logo se tornou capitão com o então técnico Roger Machado. Consolidou-se no meio-campo e até sofreu com cornetas da torcida durante a Libertadores de 2016, mas com a chegada de Renato Portaluppi, cresceu dentro de campo e levantou a taça da Copa do Brasil no mesmo ano.
Em entrevista para o canal Sportv, Maicon falou sobre sua passagem conturbada pelo São Paulo e afirmou que não mudou seu estilo de jogar.
– "Não mudei meu estilo de jogar. Lá no São Paulo, jogava da mesma maneira. Infelizmente aconteceram algumas coisas. A gente vê a situação do clube, quem sou eu para julgar? Sou muito grato por ter jogado no São Paulo, joguei três anos lá, fui campeão da Sul-Americana, joguei em 160 jogos. Então, não foi à toa, não caí de para-quedas" – disse.
Seu ex-companheiro de São Paulo e hoje no Tottenham, da Inglaterra, Lucas Moura saiu em defesa de Maicon e afirmou que ele nunca deveria ter saído do clube paulista.
– "Maicon é craque! Se eu fosse diretor do SPFC ele não teria saído nunca de lá" – disse Lucas em sua conta no Twitter.
@SelecaoSporTV Maycon é craque! Se eu fosse diretor do SPFC ele não teria saído nunca de lá.
— Lucas Moura (@LucasMoura7) 7 de maio de 2018