A cada semana, o técnico Mano Menezes tem a obrigação de modificar sua escalação. Além das decisões por opção, o treinador do Grêmio também convive com muitos jogadores entregues ao Departamento Médico. Entretanto, conforme revelado em entrevista coletiva após o empate de 0x0 com o CSA, a mudança de trabalho poderia ter como uma das consequências, algumas lesões.
A mudança no método de trabalho, seja na questão tática ou no modelo de trabalho da preparação física, fez com que Mano Menezes inclusive fizesse um pedido aos jogadores do atual elenco do Grêmio, visando acelerar o que foi denominado como “transformação do trabalho”.
Mano Menezes revela que esperava novas lesões no Grêmio
Questionado sobre os ajustes que estão sendo realizados pela nova comissão técnica na rotina do elenco, Mano Menezes detalhou alguns pontos de adaptação do grupo de jogadores do Grêmio com as alterações nos métodos:
“Vou falar sobre algo que ouvi paralelamente sobre ser algo antiético. Hoje nós tivemos o 5º ou 6º jogador com lesão muscular. Eu avisei aos jogadores que se cuidassem muito fora de campo, porque na transformação do trabalho, se corria um risco muito grande de termos novas lesões musculares.
A carga de força, na filosofia de trabalho da antiga comissão técnica, era muito abaixo do que nós entendemos como necessário para jogar de 3 em 3 dias no futebol brasileiro. Isso deixa o time muito abaixo, e agora que nós começamos a competir, ganhar algumas divididas que não estávamos ganhando.” declarou Mano.
Na partida diante do CSA, o meia Miguel Monsalve teve de ser substituído acusando dores na coxa esquerda. Após a realização de exames de imagem, o jogador teve confirmada uma lesão de grau 1-b no músculo bíceps-femoral da coxa esquerda e deve ser ausência no Grêmio por, pelo menos, 10 dias.