O volante Felipe Carballo voltou ao Grêmio em julho, após 10 meses emprestado ao New York Red Bulls, dos Estados Unidos. Sem interesse em permanecer em Porto Alegre, o jogador chegou a ser procurado pelo Nacional, do Uruguai, antes de ser novamente emprestado à MLS, desta vez ao Portland Timbers.
Em entrevista à Rádio El Espectador, de Montevidéu, Javier Carballo, pai do volante e ex-preparador físico do Nacional, revelou detalhes da negociação que não se concretizou. O profissional integrava a comissão técnica de Pablo Peirano, demitido do clube uruguaio no final de outubro.
Javier contou que Felipe Carballo estava disposto a abrir mão de dinheiro para retornar ao seu país natal e enfatizou que o meio-campista não queria permanecer em Porto Alegre. As conversas com o Nacional aconteceram entre junho e julho, logo após o término do empréstimo ao New York Red Bulls.
”Na metade do ano, o primeiro jogador que o Pablo (Peirano) pediu foi um volante, sem colocar um nome. Aí surgiu o nome do Felipe. Quando falavam deste tema, eu me levantava e saía, porque não queria participar. Ele veio para o Grêmio para treinar, ficou um mês no hotel porque não queria nenhum compromisso, para ficar livre e negociar com o Nacional. Estava disposto a abrir mão de dinheiro para vir ao Nacional”, contou.
Embora tenha demonstrado interesse na contratação do volante, Flávio Perchman, presidente do Nacional, desistiu do negócio e disse para o jogador permanecer no Grêmio. Segundo Javier, o Tricolor estava disposto a liberar Carballo, assim como havia feito com Arezo no Peñarol.
”Um dia, Flávio (Perchman, presidente do Nacional) me disse: “Vamos atrás do filho pródigo”. Felipe ficou esperando até o último momento, até que chegou uma mensagem dizendo para seguir no Grêmio e que (a contratação) ficaria para outro momento. Doeu no Felipe, porque ele queria voltar. Lamentavelmente, teve a lesão, mas o Grêmio estava disposto a negociar, como fez com o Arezo. Ele retornou para a MLS e o Grêmio pagou parte do salário. Não aconteceu e não sei o porquê. Também não perguntei, porque não gostava de me meter quando se tratava do meu filho”, completou.
Lesão grave
Em setembro, já vestindo a camisa do Portland Timbers, Felipe Carballo sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho. A recuperação, que incluiu cirurgia, deve levar ao menos seis meses até seu retorno aos gramados. O jogador segue com contrato com o Grêmio até o fim da próxima temporada.









