Apenas com Rafael Galhardo como alternativa neste momento para a lateral-direita, o técnico Renato Portaluppi está procurando soluções emergenciais. No treinamento da última quinta-feira, a comissão técnica aproveitou a tarde para observar Paulo Miranda posicionado no setor durante o treinamento coletivo entre reservas e equipe de transição.
O trabalho foi importante para a readaptação de Paulo Miranda na lateral-direita, contudo não há previsão de utilização do jogador na posição. Como o Grêmio só deverá colocar reservas em campo no final do mês, o Departamento Médico terá tempo de recuperar Léo Moura para que Renato possa utilizar o experiente atleta. De qualquer forma, a comissão técnica pretende ensaiar a improvisação do zagueiro mais vezes durante setembro, tendo em vista imprevistos com Rafael Galhardo.
Campeão da Copa Sul-Americana em 2012 com o São Paulo, Paulo Miranda foi titular na campanha atuando como lateral. Na oportunidade, o técnico Ney Franco, por questões estratégicas, optou pela utilização de um defensor mais característico no setor e a ideia foi bem sucedida dada as características do atual zagueiro do Grêmio.
Nesta semana, vale destacar, surgiram informações que davam conta do interesse do lateral Edílson, hoje no Cruzeiro, em retornar para o Grêmio. O clube, contudo, teria rechaçado o negócio.