Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, em Porto Alegre, a estátua em homenagem ao atacante Pedro Rocha, ex-Grêmio e atualmente no Spartak Moscou, da Rússia. A obra se encontra na Goethe, no Bairro Moinhos de Vento, perto de onde foi a Baixada, o primeiro estádio da história gremista.
50[/bn]
A estátua saiu motivada pela vontade da família do jogador, e seu Jessé, o pai, relembrou a infância humilde e difícil de Pedro em entrevista concedida à Rádio Gre-Nal:
"O sonho de todo menino de periferia é ser jogador de futebol. Divulgar a história e a estátua do Pedro é um tipo de incentivo. Determinação, foco e fé em Deus. Dificuldade, nós passamos muito. A meninada não pode desistir, tiro isso pelo Pedro, que com 6 anos me falou: vou ser jogador. Aí você vê a determinação", destacou.
Jessé também garantiu que Pedro, mesmo da Rússia, sempre dá um jeito de acompanhar os jogos do tricolor. Como lá os jogos no Brasil acabam passando de madrugada, o atacante recorre ao bom e velho despertador.
5
A estátua pesa 150kg e tem 1,80m de altura, produzida pelos artistas Vinicius Vieira e Mario Cladera, que, claro, são gremistas. Por 12 milhões de euros, Pedro Rocha deixou o Grêmio rumo ao Spartak Moscou em agosto do ano passado. Antes, foi fundamental no título da Copa do Brasil de 2016.