Pesquisa aponta Grêmio com a maior torcida do sul do Brasil; veja ranking

Nesta segunda-feira, uma pesquisa divulgada pela CNN Esportes / Itatiaia / Quaest apontou o Grêmio como a oitava maior torcida do Brasil, com 3% dos torcedores no país. O levantamento também mostrou o clube gaúcho como o detentor da maior torcida do Sul do Brasil.

+ Lucas Leiva confirma conversas para seguir no Grêmio, mas em nova função

Entre os clubes fora do eixo Rio-São Paulo, a torcida do Grêmio fica atrás apenas de Atlético-MG e Cruzeiro, com 5% cada. A título de comparação, o rival Internacional aparece como a 11ª maior torcida do Brasil, com 2% dos torcedores.

O ranking é liderado por Flamengo, Corinthians e Palmeiras, com 24%, 18% e 9%, respectivamente. O estudo, nomeado “O Maior Raio-X do Torcedor”, foi baseado em 6.507 entrevistas presenciais com pessoas com 16 anos ou mais, que se declararam simpatizantes do futebol. Esses entrevistados foram ouvidos em 325 cidades brasileiras entre os dias 29 de março e 2 de abril deste ano.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, o levantamento possui uma margem de erro de 1,4% para mais ou para menos e um nível de confiabilidade de 95%. Felipe Nunes, diretor da Quaest, afirmou que essa foi a maior pesquisa de futebol já realizada no Brasil.

Maiores torcidas do Brasil

PCLUBE% TORCIDA
1Flamengo24%
2Corinthians18%
3Palmeiras9%
4São Paulo8%
5Atlético5%
6Cruzeiro5%
7Vasco4%
8Grêmio3%
9Santos3%
10Bahia2%
11Inter2%
12Sport2%
Sair da versão mobile