Entre os 20 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, o Grêmio figura entre os times com pior desempenho, apresentando aproveitamento inferior a 50%. Na classificação geral do ranking elaborado pelo site Sofascore, o Tricolor aparece na 15ª colocação, à frente apenas de Sport, Botafogo, Vasco, Mirassol e Santos.
Com 48,8% de aproveitamento, o Imortal também convive com números abaixo do esperado sob o comando de Mano Menezes, que tem cerca de 38% de aproveitamento desde que assumiu a equipe.
O desempenho fraco se reflete diretamente na tabela do Brasileirão. Atualmente, o Grêmio ocupa a 15ª posição, com apenas dois pontos de vantagem sobre o Vasco, que neste momento abre a zona de rebaixamento.
Mano Menezes preocupado com os números do Grêmio
Após o empate com o Godoy Cruz, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, o técnico Mano Menezes analisou o desempenho da equipe e destacou a necessidade de evoluir no setor ofensivo sem comprometer a solidez defensiva construída nas últimas semanas.
“Nosso caminho é melhorar a produção ofensiva da equipe sem perder a segurança que adquirimos um pouco na parte defensiva. Achei que para pressionar, espaçamos um pouco o meio da última linha. Temos que ter essas correções de leitura para não se repetir essa facilidade de sofrer gols”, explicou Mano Menezes.
Na atual temporada, o Grêmio disputou 28 partidas, com 10 vitórias, 11 empates e 7 derrotas. Um dos pontos que mais preocupam é o número de gols sofridos: já são 32, o que dá uma média de 1,14 por jogo. Esse tem sido um dos principais focos de ajuste por parte de Mano desde sua chegada.