Ir para o conteúdo principal

Nova regra “anti-catimba” da CBF já vale para jogos da Copa do Brasil

A CBF adotou a “regra Dibu Martínez”, proibindo os goleiros do futebol brasileiro de distrair os batedores de pênalti de forma injusta. A mudança entrará em vigor nos jogos da terceira fase da Copa do Brasil e se estenderá ao Campeonato Brasileiro.

+ Mauro Cezar ironiza fala de Renato sobre Grêmio estar no mesmo nível do Flamengo

Em suma, os goleiros não poderão mais retardar a execução da cobrança ou tocar nas traves, travessão ou rede da meta para distrair o batedor.

A Fifa implementou a regra após a Copa do Mundo, onde o goleiro Dibu Martínez, da seleção argentina, utilizou a tática de distrair batedores durante a final contra a França, gerando críticas. A medida visa promover um jogo mais justo e evitar polêmicas no futebol brasileiro.

Outras regras de arbitragem adotadas pela CBF

  • Linhas de impedimento: Se as linhas vermelha (defensor) e azul (atacante) se tocarem, serão consideradas como uma só e o lance será legal, beneficiando o atacante.
  • VAR no telão: Lances analisados pelo VAR serão exibidos nos telões dos estádios.
  • Disciplina em revisão do VAR: Cartão amarelo para jogadores ou membros da comissão técnica que pressionarem o árbitro durante a revisão do VAR.
  • Cartões na área técnica: Árbitros devem ser mais rigorosos contra pressões de jogadores do banco de reservas, treinadores e membros da comissão técnica, aplicando cartões amarelos ou vermelhos em casos de mau comportamento ou pressão excessiva.
  • Rodízio no aquecimento: Limite de 6 jogadores por time na área de aquecimento, diferente do ano passado, quando todos os atletas do banco podiam aquecer juntos.
  • Acréscimos: A ideia é compensar todos os minutos perdidos, seja por lesões, substituições ou comemorações de gols. A CBF adotará o padrão utilizado na Copa do Mundo do Catar.

Agenda do Grêmio

O Grêmio enfrenta o ABC na próxima quinta-feira, no estádio Frasqueirão, às 21h30, em duelo válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Voltar para o topo