De contrato renovado para 2019, o técnico Renato Gaúcho fez um balanço da atual temporada em sua coletiva de imprensa da última sexta-feira. Ele lamentou não ter conquistado mais títulos e relembrou a polêmica do VAR, que não foi utilizado no gol irregular do River Plate, na Arena, na semi da Libertadores.
50[/bn]
"O ano foi maravilhoso, conquistamos dois títulos. Eu não vou dar desculpa, mas o Grêmio não foi para a final da Libertadores por causa da arbitragem. Sofreu um gol com a mão, com o VAR no jogo. Iríamos para a final contra o Boca, com a decisão em casa, então teríamos muitas chances. Eu não posso anular o gol, eu não tenho esse poder. Quem tem é o árbitro, que eu nem culpo, culpo é o VAR. O Grêmio tinha condições de chegar na final, com grandes chances de conquistar a Libertadores", comentou.
No último ato de 2018, contra o Corinthians na Arena neste domingo, Renato quer o Grêmio focado para assegurar a vaga no G-4:
5
"O Grêmio briga pelo G-4. Ficamos felizes de trabalhar em um clube grande e disputar todas as competições, mas é difícil. Agora, não conquistamos, chegamos basicamente em todas, mas não deu, por um motivo ou outro. Acho que o foco na Libertadores foi fundamental. Vou ser sincero, eu não faria absolutamente nada diferente do que foi feito este ano. Busco sempre o melhor para o clube, porque sou funcionário. Quando fomos campeões, como em 2016 e no ano passado, ninguém reclamou".