O técnico Renato Portaluppi está buscando alternativas para o esquema com centroavante fixo no Grêmio. A formação foi utilizada durante todo o primeiro semestre, mas se mostrou pouco efetiva. André e Felipe Vizeu disputaram a posição, mas juntos anotaram apenas 8 dos 59 gols marcados pela equipe até aqui no ano.
Em busca de novas soluções, Renato trouxe de volta a formação 4-2-3-1 com falso nove. Este foi o esquema utilizado durante a campanha do título da Copa do Brasil de 2016 e modificado em 2017 após a lesão de Douglas. Na ocasião, Luan passou a desempenhar a função de armador e Lucas Barrios chegou para ser o camisa 9 de ofício.
Nas atividades da última semana, o técnico Renato Portaluppi, então, promoveu o retorno da formação. Luan voltou a atuar como falso 9 flutuando entre as linhas do setor de ataque. Jean Pyerre, que no antigo esquema disputaria posição com Luan, passou a desempenhar a mesma função de Douglas em 2016.
A escalação utilizada por Renato foi: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Diego Tardelli; Luan.
Isso, no entanto, não quer dizer que o Grêmio esteja abandonando a formação com centroavante fixo. Renato está buscando alternativas para um segundo semestre que terá Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão.
Na próxima segunda-feira (30), o Grêmio fará um jogo-treino contra o São José no CT Luiz Carvalho. O técnico Renato Portaluppi deve testar as duas formações durante o duelo amistoso.











