A tarde abafada no Recife no dia 26 de novembro de 2005 jamais sairá da memória dos gremistas. Naquela ocasião, o tricolor contrariou a lógica e venceu o Náutico por 1×0 com apenas sete jogadores em campo, na inesquecível Batalha dos Aflitos, que devolveu o Grêmio à Série A do Brasileirão. Este jogo é, por exemplo, o momento mais marcante de Antônio Carlos Verardi, o "Seu" Verardi, nos seus 53 anos de clube.
50[/bn]
"Vivi grandes vitórias dentro do Grêmio, mas a passagem que mais me marcou foi o gol do Anderson na Batalha dos Aflitos. E aquelas lágrimas foram de recompensa, porque até chutar o pênalti eu pensava com muito pessimismo o futuro do Grêmio. Chorei as melhores lágrimas do mundo. Vivi o Mundial, Copa do Brasil, Brasileirão… mas aquela emoção no Recife foi a maior da minha vida", destacou o dirigente.
Ouça:
Para quem não se recorda, o Grêmio precisava de apenas um empate contra o Náutico para garantir o acesso. Mas teve quatro homens expulso e um pênalti contra, que foi defendido por Galatto. Logo em sequência à defesa, Anderson marcou o gol salvador mencionado por Verardi.
A reportagem do Gremistas realizou essa entrevista na noite desta terça-feira, no pré-lançamento do livro "Seu Verardi e o Grêmio: uma história de amor", que contou com a presença de dirigentes, comissão técnica, jogadores e ex-jogadores do Grêmio.
5
Veja a emocionada fala do anfitrião da noite: