Ir para o conteúdo principal
Futfanatics Gremistas

Conmebol abre caminho e FIFA decidirá se Grêmio estará ou não no Mundial de clubes de 2021

Tricolor pode participar do torneio mundial como o campeão da Copa Libertadores de 2017

Taça do Mundial de Clubes da FIFA

Taça do Mundial de clubes - Giuseppe Cacace / AFP

A grande confusão gerada pelo novo formato do Mundial de Clubes da FIFA está tendo um novo capítulo. A Conmebol desistiu da discussão sobre os critérios de classificação para o torneio e deixará tudo a cargo da entidade máxima do futebol, que elegerá aqueles que estão aptos ou não para a disputa. E isso faz com que o Grêmio volte a ter esperanças de participar do torneio que será disputado na China em 2021.

O continente sul-americano tem seis das 24 vagas da competição, e a FIFA deseja que os campeões da Libertadores de 2017 em diante estejam na Copa do Mundo de Clubes. Contudo, esse não era o planejamento feito pela Conmebol, que por muito tempo insistiu na classificação dos vencedores da Copa Sul-Americana.

A discussão sobre os critérios gerou grande mal-estar entre as duas entidades e, por isso, a Conmebol abriu mão das decisões. O problema é que o Independiente Del Valle, campeão da Sulamericana 2019, já foi parabenizado oficialmente pela organizadora da competição pela vaga ao Mundial, que deve ser revogada pela FIFA.

As definições sobre o Mundial 2021 ainda não foram anunciadas. Nem mesmo se o torneio de fato sairá do papel.

Veja mais em Mundial de Clubes.

Veja mais

Comentários