Ir para o conteúdo principal

Ausência na Libertadores fará Grêmio largar em desvantagem na corrida pelo Mundial de 2029

Lucas Uebel / Grêmio FBPA

A confirmar sua ausência na próxima edição da Copa Libertadores, o Grêmio largará em desvantagem na corrida pela classificação ao Super Mundial da Fifa de 2029 através do ranking de clubes da Conmebol.

Veja também: CBF confirma novo calendário, e Grêmio fará estreia antecipada no Gauchão 2025

Os clubes sul-americanos são detentores de seis vagas para o novo mundial e os classificados são definidos da seguinte forma:

  • Os 4 campeões no ciclo de 4 anos pré-Mundial
  • Os 2 melhores posicionados do ranking da Conmebol no ciclo de 4 anos pré-Mundial

Com o ciclo 2021-2024 finalizado, um novo ranking será iniciado pela Conmebol em 2025 para a contagem de pontos até 2028, definindo, assim, dois dos seus seis representantes no Super Mundial. Vale destacar que apenas as equipes que disputam a Libertadores pontuam neste ranking.

Ficando de fora do torneio continental em 2025, o Grêmio perde a chance de contabilizar pontos para o ranking, largando em desvantagem em relação aos demais. No ciclo atual, de 2021 a 2024, o tricolor terminou na 34ª colocação com apenas 34 pontos. A título de comparação, o Flamengo, líder do ranking, teve pontuação de 141.

Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Grêmio tem chances remotas de classificação a Libertadores 2025

São bastante escassas as chances de classificação do Grêmio à próxima edição da Copa Libertadores. Atual 12º colocado, o tricolor precisa melhorar sua pontuação e torcer para que Botafogo e Cruzeiro conquistem a Libertadores e a Copa Sul-Americana, respectivamente, transformando o G-7 e G-9. Neste sentido, a equipe comandada por Renato precisaria saltar da 12ª posição para a 9ª, garantindo uma vaga para a pré-Libertadores.

Sonhando com uma vaga na Libertadores de 2025, ainda que de olho no Z-4, o Grêmio volta a campo no próximo dia 20 de novembro, às 19h, para enfrentar o Juventude, na Arena, em duelo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Escrito por

Mais lidas

Notícias do Grêmio mais recentes

Ver todas as notícias do Grêmio