Em um ano atípico para o futebol gaúcho, que foi brindado com um total de cinco clássicos Gre-Nais, as provocações e cornetas tomaram conta a cada clássico disputado. O Grêmio, que vem em uma sequência de títulos desde 2016, não perdoou o rival a cada conquista e a cada clássico ganho; o Inter, por sua vez, conseguiu responder em menor medida apenas recentemente na vitória por 1×0 sobre o Brasileirão.
50[/bn]
A vitória, aliás, gerou uma tremenda confusão nos corredores dos vestiários e ecoou nos dias seguintes com a troca de farpas entre Rodrigo Dourado e Maicon. De longe, o ex-lateral Anderson Lima acompanhou todos os desdobramentos e deu a sua opinião nesta semana em entrevista exclusiva concedida à reportagem do Gremistas:
"Tenho visto os Gre-Nais. Ganhou? Comemora. Como a gente sempre comemorou com a nossa torcida, esquecendo os atletas adversários. Sei que atualmente já vem de algum tempo esses dois grupos de Grêmio e Inter se enfrentando, mas a gente torce para que nunca passe das quatro linhas. Fora isso, faz parte a rivalidade, que é sadia. Eu sempre disputei Gre-Nais e outros clássicos pelo Brasil, e quando vai pro lado de fora é complicado", falou o ex-jogador gremista.
De 2000 a 2003, Anderson Lima foi jogador do Grêmio e esteve do lado superior na rivalidade Gre-Nal naquele instante. Ele lembra, com orgulho, que só perdeu um clássico durante todo esse período de quatro anos.
"A rivalidade sempre existiu. E tem que existir. Mas com respeito, sem passar das quatro linhas e sem causar um dano maior aos torcedores. Eu tive a felicidade de ganhar muito mais do que perdi, em quatro anos só perdi um Gre-Nal. E outra: não existia essa mídia social que existe hoje. Você tirar sarro de um ou de outro é normal, desde que não leve para o lado da violência. Não leva a nada e é ruim para o futebol", acrescentou.
5
No período em que Anderson atuava, o Grêmio chegou a ficar 13 Gre-Nais sem perder entre junho de 1999 e fevereiro de 2003.









