O Grêmio está trabalhando nos bastidores em diversas negociações dentro da atual janela de transferências. E além das contratações que estão sendo tentadas, a saída de alguns atletas também é algo considerado importante, principalmente para reduzir o custo da folha salarial do elenco, que é de aproximadamente R$ 16 milhões.
Nesta situação, o volante uruguaio Felipe Carballo pode acertar sua saída do Grêmio nos próximos dias. Após algumas semanas de indefinição, o jogador está próximo de retornar ao futebol norte-americano e disputar mais uma edição da MLS.
Grêmio negocia saída de Carballo com o Portland Timbers
A informação mais recente é de que o Grêmio tem uma negociação em andamento com o Portland Timbers para a transferência de Felipe Carballo. O molde da operação deve ser de um empréstimo com opção de compra fixada em contrato.
Existia um desejo da direção tricolor em vender o atleta, principalmente para cumprir a meta do orçamento deste ano. Entretanto, diante das propostas que apareceram, a meta é conseguir um valor inicial através da taxa do empréstimo.
Além disso, a direção gremista quer fixar a opção de compra em um valor próximo ao que investiu para comprar Carballo junto ao Nacional-URU, em 2022. Na ocasião, o investimento feito foi de aproximadamente 3 milhões de dólares (R$ 16 milhões na cotação da época).
Por fim, um detalhe importante nesta operação que ainda resta definir é sobre o vínculo de Carballo com o Grêmio. Seu atual contrato vai até dezembro de 2026 e para evitar perder o atleta de graça no médio prazo, o tricolor deve acertar a renovação por mais um ano antes de viabilizar o empréstimo.
Neste caso, a tendência é de que o novo contrato seja prolongado para dezembro de 2027.