Fora da disputa pelo título do Brasileirão há algum tempo, o Grêmio busca nas duas últimas rodadas se manter entre os quatro primeiros e assim conquistar vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores.
Entretanto, as coisas poderiam ser diferente caso os comandados de Renato Portaluppi tivessem vencido alguns “jogos chave”, que dariam ao Grêmio hoje a vice-liderança do Brasileirão, um ponto atrás do líder Palmeiras.
No total, são cinco as partidas em que a equipe gaúcha desperdiçou pontos importantíssimos e que eram de relativa fácil conquista. Somando a pontuação atual mais os 11 perdidos, o Grêmio teria hoje 73 pontos contra 74 do Palmeiras.
Confira abaixo quais as partidas em que o tricolor desperdiçou pontos.
Grêmio 0x0 Atlético-PR – 2ª rodada
O Grêmio somente empatou com o Atlético-PR na segunda rodada, equipe que brigou na zona de rebaixamento até a metade do primeiro turno. Foram dois pontos perdidos neste confronto.
Paraná 0x0 Grêmio – 6ª rodada
O lanterna e já rebaixado Paraná tirou dois pontos do Grêmio, a equipe paranaense fez uma das piores campanhas da história do Brasileirão de pontos corridos e perdeu quase todas os jogos em que disputou, inclusive em casa.
Vasco 1×0 Grêmio – 14ª rodada
Embora seja um grande clube, o Vasco ainda briga para não cair no Brasileirão, e uma vitória do Grêmio em pleno São Januário era obrigação à medida em que tinha um a mais em campo desde o início do jogo. Três pontos desperdiçados.
Grêmio 1×1 Cruzeiro – 20ª rodada
Empatar com o Cruzeiro, mesmo dentro de casa, não é demérito. Contudo, o Grêmio somente empatou por conta de um pênalti desperdiçado por Luan quando a partida estava 1 a 1. Outros dois pontos perdidos.
Grêmio 2×2 Bahia – 28ª rodada
Qualquer equipe que almeja uma boa posição na tabela de classificação, deve vencer o Bahia em casa. Na ocasião, o Grêmio chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas buscou um empate na etapa final.