Com a proposta de renovação em mãos desde o dia 9 de novembro, o técnico Renato Portaluppi ainda não comunicou ao Grêmio o que fará do seu 2019. Segundo o jornalista do Grupo RBS, Maurício Saraiva, o treinador deveria dar uma resposta "clara e imediata" à direção do clube.
50[/bn]
Na avaliação do comentarista, a direção do Grêmio precisa de uma resposta breve para poder planejar o próximo ano e, se for o caso de Renato sair, pensar em um novo nome para o comando técnico.
"Se é verdade que situação e oposição do Flamengo já encaminharam acerto com Renato, o sinal está claro: o atual técnico do Grêmio vai para o Flamengo seja qual for o presidente eleito. Caso este seja o cenário, Romildo Bolzan precisa exigir de Renato uma posição clara e imediata. Não nos microfones; o eventual anúncio da sua saída pode acontecer domingo às 19 horas, quando terá terminado o último jogo do Grêmio no ano. Romildo precisa saber já para, se for o caso, procurar Tiago Nunes ou Roger, por exemplo, e acertar com o profissional para anunciá-lo no mesmo momento em que Renato se despedisse. Seria uma demonstração de agilidade do presidente", escreveu Saraiva em sua coluna no Globoesporte.com.
5
Nos dias seguintes à proposta gremista, Renato prometeu que não seria uma "novela mexicana", mas já se passam três semanas sem uma resposta clara do treinador. É aguardada para esta semana uma nova reunião entre direção do Grêmio e o técnico para tratar da renovação.