A estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2018 foi marcada por erros de arbitragem. Em péssima jornada, o mexicano César Ramos não assinalou falta no zagueiro Miranda no gol da Suíça e não deu pênalti em Gabriel Jesus, o que manteve a partida em 1×1 pelo Grupo E.
50[/bn]
Para os torcedores do Grêmio, Ramos é um velho conhecido. Na grande final do Mundial de Clubes da Fifa em 2017, ele não assinalou penalidade máxima em Ramiro no início do segundo tempo, com o placar ainda em 0x0 diante do poderoso Real Madrid.
Ramiro havia chegado antes na bola e recebeu uma chegada por baixo do zagueiro Sérgio Ramos. Como o meia gremista consegue chutar a bola em direção ao gol, a infração ficou um pouco "maquiada". Ainda assim, gera a insatisfação dos gremistas até hoje, como recordou o presidente Romildo Bolzan Jr em entrevista à Grêmio TV neste ano.
“Fomos vice-campeões honrosamente, temos orgulho do que fizemos lá. Mas que fique registrado o pênalti não dado no Ramiro e o gol que sofremos pelo meio da barreira, coisa que não costuma acontecer aqui no Grêmio”, destacou.
5
O Brasil agora se prepara visando o duelo da próxima sexta-feira, contra a Costa Rica, na segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo.