Quem passa pelo cruzamento das avenidas Goethe com Dona Laura, em Porto Alegre, encontra a estátua de quem se tornou fundamental para a quebra do jejum de grandes títulos do Grêmio. Destaque nas finais da Copa do Brasil de 2016 contra o Atlético-MG, quando marcou dois gols no jogo de ida, fora de casa, na vitória por 3×1, Pedro Rocha ganhou um busto em homenagem da família por sua passagem pelo tricolor.
50[/bn]
Só que o detalhe é que o próprio atacante não estava muito por dentro do projeto dos seus familiares em homenageá-lo. Da Rússia, onde atualmente defende o Spartak Moscou, Pedro contou ao site GaúchaZH que só ficou sabendo mesmo pouco tempo antes da inauguração, que ocorreu no início deste mês de novembro. Ele também falou da emoção em ficar eternizado na cidade do seu primeiro clube profissional:
"Não sabia de nada, foi surpresa realmente. Soube somente quando vazaram algumas fotos e acabei vendo sem querer. Fiquei muito feliz pelo presente e homenagem que recebi, não só do meu pai, mas da família toda. Achei bem bacana, pra mim representa muita coisa. Sem dúvida uma coisa que vai ficar marcada na minha vida", disse o atacante.
A estátua pesa 150kg e tem 1,80m de altura, produzida pelos artistas Vinicius Vieira e Mario Cladera, que, evidentemente, são gremistas. O jogador gostou do resultado e viu semelhanças com a realidade:
"Ficou bem parecido, os artistas a fizeram muito bem. Acredito que quando eu conhecer e tirar uma foto pessoalmente com ela é que vai dar pra comparar melhor, mas ficou top".
5
Por aproximadamente 12 milhões de euros, Pedro Rocha foi vendido pelo Grêmio ao Spartak Moscou em agosto de 2017.