Extremamente irritado, o técnico Renato Gaúcho concedeu entrevista coletiva após a derrota por 2×1 para o River Plate, na Arena, em resultado que tirou o Grêmio na semifinal da Libertadores.
50[/bn]
Ele deixou claro que, na sua análise, um erro de arbitragem tirou o Grêmio da competição. Ele reclama do fato do árbitro de vídeo não ter chamado o juiz de campo após o primeiro gol do River, em que a bola tocou no braço de Borré.
"Vocês não sabem o que ocorrem no vestiário, a conversa que eu tenho com os jogadores. O Maicon e o Ramiro pediram pra sair por estarem cansados. Um eu tinha que tirar. O River estava nos atacando e precisávamos contra-atacar. Coloquei o Alisson de um lado e o Everton de outro. Acredito que o Grêmio melhorou. E tivemos a bola do jogo com o Everton. Infelizmente não fizemos o gol. Acabava o jogo ali. Depois aconteceram coisas do futebol, mas… inaceitável. Inaceitável o que a gente viu aqui. Não culpo o árbitro. Inaceitável o VAR não chamar o árbitro no primeiro gol do River. Podem achar que estamos chorando, mas não, queremos coisas certas. Foi um lance rápido, difícil de se marcar, mas com o VAR? Aí não. Tem que chamar. Ele veria que foi com o braço. O do Bressan foi pênalti sim. Mas uma coisa leva a outra", disse.
"O jogo estava controlado no 0x0. O River estava melhor, mas não criavam grandes situações. No segundo tempo melhoramos, estávamos controlando, tivemos a bola do jogo. Eles foram pro tudo ou nada, precisavam atacar. Se o juiz não dá o primeiro gol, a história é diferente. Claro que eles cresceram depois do gol. E o pênalti foi em um lance infantil. Com um homem a menos depois, ficou mais difícil. No primeiro tempo fomos inferiores, mas no segundo jogamos melhor", acrescentou.
Em seguida, Renato fala que o Grêmio foi "roubado":
5
"Tínhamos condições de ir novamente à final. Essa queda me deixa com raiva. Eu preferia ter tomado 5×0 hoje do que cair por causa do VAR. Fazem reuniões, se reúnem, para quê? Para o Grêmio ser roubado na Arena. E não falo do árbitro de campo, falo do árbitro do VAR. Ele está ali só para isso".