As últimas rodadas do Brasileirão têm mostrado que o Grêmio não só está bem no presente, como também tem um futuro promissor. Com os jovens Matheus Henrique e Jean Pyerre cada vez mais ganhando espaço, o clube demonstra o quanto valoriza a categoria de base. Ambos voltaram a participar nesta quinta-feira no empate em 1×1 contra o São Paulo e foram elogiados pelo técnico Renato Gaúcho:
50[/bn]
"Qualquer clube brasileiro vive da base. Mas tem que saber formar o jogador para chegar ao profissional e o clube ganhar dinheiro com os garotos. Tem alguns que estão aparecendo, soltando na hora certa e estão dando conta. O Jean e o Matheus estão enchendo os olhos. Não são mais promessas, já estão mostrando o valor deles. Sempre a gente observa, traz ao profissional. Esse trabalho está sendo feito há dois anos e é muito bom. Prova é que o clube está vendendo e formando", comentou o treinador.
Com características parecidas com as de Luan, Jean tem sido um homem de criação com qualidade no último passe. Já Matheus Henrique é um primeiro volante de passe e condução de bola. Ainda com permanência indefinida, Renato falou que mesmo com o crescimento dos jovens o clube precisará de reforços em 2019:
5
"Precisa de reforços, lógico que sim. Com o Renato ficando ou não. Mas o Grêmio está formando garotos que vão nos ajudar no ano que vem".