Ir para o conteúdo principal

Conheça as novas regras da CBF para arbitragem que o Grêmio precisará se ater

Fernando Torres / CBF

O Campeonato Brasileiro começa neste final de semana, e com ele, novas regras serão implementadas pela CBF. As mudanças propostas pela entidade vão influenciar diretamente na Arbitragem de Vídeo, como uma modificação importante na linha de impedimento. O Grêmio, vale lembrar, estreia na competição contra o Santos.

+ Nova regra “anti-catimba” da CBF já vale para jogos da Copa do Brasil

A partir de agora, os lances em análise pelo VAR serão exibidos no telão do estádio. Se houver pressão de um jogador ou de um membro da comissão técnica na arbitragem durante a revisão, o juiz poderá advertir com cartão amarelo.

Outra novidade com relação aos cartões amarelos, é que os árbitros serão mais rigorosos com atletas e treinadores no banco de reserva em caso de reclamações excessivas. O mau comportamento e a pressão excessiva serão passíveis de cartão amarelo e até vermelho, dependendo do caso.

Há também novidades quanto a linha de impedimento. Se a linha vermelha, do defensor, e a linha azul, do atacante, se encostarem, serão consideradas uma só e o lance terá continuidade, sem impedimento. Foi a forma para que lances milimétricos sejam validados.

Outro ponto de mudança está relacionado ao aquecimento dos atletas. Agora, somente seis jogadores por vez, e não todos do banco de reservas como antigamente, poderão aquecer no local determinado para a atividade.

Por fim, os acréscimos tendem a ser maiores, já que a orientação é para que o árbitro tente recuperar o máximo de tempo perdido por lesões, comemorações, substituições, etc. Não será incomum as partidas contarem com sete minutos de acréscimos no primeiro tempo, por exemplo.

Estreia do Grêmio no Campeonato Brasileiro

O Grêmio começa sua caminhada no Campeonato Brasileiro no próximo domingo, diante do Santos, em jogo que acontece no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A bola rola a partir das 18h30.

Voltar para o topo